Total de visualizações de página

domingo, 16 de novembro de 2014

coisas legais^^

<iframe src="http://educarparacrescer.abril.com.br/embed/player_embed.shtml?utm_source=educarparacrescer&utm_medium=embed&utm_campaign=embed_undefined&url=(none)" frameborder="0" marginheight="0" marginwidth="0" scrolling="no" width="980" height="670" hspace="0" vspace="0"></iframe>

domingo, 2 de novembro de 2014

Projeto Portinari

Dados do projeto
Título: Projeto Portinari.
Unidade Escolar: 
Período de execução: Fevereiro de à julho de 2014
Tema: A Arte na Educação de Jovens e Adultos.
Quantidade de alunos envolvidos no projeto: Alunos das salas da 3ª e 4ª série da EJA (40 alunos)
Colaboradores Parceiros do trabalho: Professora 
____________________________
Professora Juliana Bertoglia Silva


____________________________
Diretora 







Projeto Portinari
Professora Juliana Bertoglia Silva
Publico Alvo: 3ª e 4ª séries da Educação de Jovens e Adultos (40 alunos)
Justificativa:  A EMEF ... é uma escola central que atende ao ensino fundamental I e a Educação de Jovens e Adultos no período noturno. Muitos desses alunos vivem na zona rural da cidade e trabalham em plantações, ou são pedreiros, costureiras, faxineiras, cabelereiras ou simplesmente do lar.
Esses alunos por não terem um contato maior com as linguagens artísticas não consideravam sua importância em suas formações e assim acreditavam que a aula de artes era uma perda de tempo. Sendo assim, trabalhar com projeto vem da necessidade que os alunos da EJA conheçam um pouco mais sobre a Arte e da sua importância em nossas vidas. Tomando como fio condutor da construção desse conhecimento a vida e a obra do artista Candido Portinari, ampliando assim o repertório imagético dos nossos alunos, trabalhando também conceitos artísticos e a poética pessoal de cada um.
Objetivos: Conhecer a vida e a obra do artista, conhecer conceitos básicos das artes visuais, ampliação do repertório imagético dos alunos, a construção de poéticas pessoais através de experiências artísticas e promover o gosto pela arte nos alunos da Educação de Jovens e Adultos.
Metodologia: os alunos conhecerão a vida e a obra do artista através de apresentações multimídias, fotografias, visitas a site, pesquisas feitas em livros e revistas, repertoriando assim a ação criativa de cada aluno. Depois será proposto aos alunos que criem a partir dos conceitos estudados, leitura e releitura de obras, criação a partir de textos poéticos e musicas que falem dos mesmos temas tratados pelo artista.
Aula 1:
Tema: a vida de Candido Portinari
Recursos necessários: aparelho Multimídia, cadernos de desenhos, lápis, lápis de cor, canetas hidrográficas, borracha, fotos impressas de obras do artista.
Objetivo da aula: conhecer um pouco da vida e da obra do artista
Atividade: leitura e releitura de obra
Duração: 2 aulas
Avaliação: participação dos alunos durante a aula, realização das atividades, adequação a proposta solicitada.
Aula 2:
Tema: Candido Portinari e seus poemas
Recursos necessários: cópias dos poemas escritos pelo artista, fotos impressas de suas obras, lápis, borracha, material de pintura (tinta guache, pinceis, panos de limpeza, potes para agua), papel canson A3.
Objetivo da aula: conhecer outras propostas poéticas do artista, relacionando-as a suas obras e a partir delas, os alunos deverão criar suas próprias obras.
Atividade: jogo da memoria (relacionar obras do artista com os poemas que ele escreveu), criar uma composição visual, utilizando a técnica da pintura em papel, com o mesmo tema das obras apresentadas.
Duração: 2 aulas
Avaliação: participação dos alunos durante a aula, realização das atividades, adequação a proposta solicitada.
Aula 3:
Tema: criação a partir dos poemas do artista
Recursos necessários: massinha de modelar, cópias de poemas escritos pelo artista, cópias impressas das obras.
Objetivo da aula: trabalhar a releitura de obra através da construção e um modelo tridimensional, trabalhar os conteúdos relacionados a bi e tridimensionalidade.
Atividade: leitura dos poemas e das obras a eles relacionados, releitura usando a técnica da modelagem em massinha. Após o termino desta atividade será solicitado aos alunos que façam um pequeno registro escrito de suas impressões da atividade realizada, esse registro comporá o portfolio de cada aluno.
Duração: 2 aulas
Avaliação: participação dos alunos durante a aula, realização das atividades, adequação a proposta solicitada.
Aula 4:
Tema: Releitura de obra
Recursos necessários: papel canson A4, lápis de cor, canetas hidrográficas, recortes de revista, lápis preto, borracha, fita adesiva preta, cópias de obras impressas.
Objetivo da aula: Criação utilizando recortes de revista e desenhos para releitura de obra.
Atividade: baseando- se em uma das obras de Candido Portinari, recortes figuras de revistas e desenho, componha sua releitura de imagem.
Duração: 2 aulas
Avaliação: participação dos alunos durante a aula, realização das atividades, adequação a proposta solicitada.
Aula 5:
Tema: o artista e as brincadeiras de criança
Recursos necessários: cópias impressas de obras do artista, papel para registro da leitura de imagem, lápis, borracha, argila, bandejinha de isopor, panos de limpeza e potes para agua.
Objetivo da aula: Trabalhar a temática tratada pelo artista, leitura da obra, relacionado o que se vê, sente e pensa sobre a obra, releitura tridimensional e exploração de material.
Atividade: Relacione quais brincadeiras existentes na obra (atividade escrita), leitura de imagem, releitura usando argila.
Duração: 2 aulas
Avaliação: participação dos alunos durante a aula, realização das atividades, adequação a proposta solicitada.
Aula 6
Tema: interferência na obra do artista
Recursos necessários: papel canson A4, lápis de cor, canetas hidrográficas, copias reprográficas dos personagens criados pelo artista, cola, tesoura, fita adesiva preta.
Objetivo da aula: trabalhar a interferência na obra do artista e registro pessoal.
Atividade: usando recortes de personagens criados pelo artista, criar uma nova imagem. Fazer o registro das impressões das aulas, se possível utilizando a linguagem do poema.
Duração: 2 aulas
Avaliação: participação dos alunos durante a aula, realização das atividades, adequação a proposta solicitada.
Aula 7:
Tema: o artista e as diferenças sociais.
Recursos necessários:  material de pintura, canson A3, lápis, borracha, cópias impressas das obras  ‘Os retirantes’, ‘o mestiço’, ‘Futebol’ e ‘Café’, musicas que tratem dos temas que o artista pintou.
Objetivo da aula: Conhecer mais sobre a diversidade da obra de Portinari e como ele retratou as diferenças sociais, fazer a leitura das obras, relacionar essas obras a musicas com mesmo tema, criação de obra falando sobre como os alunos percebem as desigualdades sociais.
Atividade: Leitura de imagem, audição de musicas, conversa sobre como cada linguagem retrata os temas trabalhados pelo artista, composição visual, usando a técnica do desenho, de como os alunos retratariam as diferenças sociais da vida atual.
Duração: 2 aulas
Avaliação: participação dos alunos durante a aula, realização das atividades, adequação a proposta solicitada.
Aula 8:
Tema: finalização do projetoconhecendo mais sobre a vida e a obra do artista, montagem da exposição.
Recursos necessários: sala de informática, fita adesiva (fita crepe), fotos e atividades realizadas.
Objetivo da aula: proporcionar aos alunos a possibilidade de conhecer outras obras do artista, visitando sites e pesquisando um pouco mais sobre sua vida. Montagem da exposição e finalização do projeto.
Atividade: visitar o site www.portinari.org.br , www.museucasadeportinari.org.br e outros sites.
Duração: 2 aulas
Avaliação: participação dos alunos durante a aula, realização das atividades, adequação a proposta solicitada.
Recursos: Datashow, cópias impressas das obras e da vida do artista, computador para pesquisa dos alunos, recortes de revistas e jornais (se possível), aparelho de som, papel canson A3, canetas hidrográficas, lápis de cor, guache, pinceis, fita adesiva colorida (preta), fita adesiva (fita crepe), pratos de papelão, bandejinhas de isopor (embalagens para frios), panos de limpeza, potes para lavar pinceis (manteiga, margarina ou requeijão), cópias reprográficas contendo informações sobre a vida do artista, massinha de modelar, argila, maquina fotográfica para registro do processo.
Produto final: Exposição contendo as atividades realizadas pelos alunos, seus registros de criação, fotografias das aluas. A montagem da exposição será feita pelos próprios alunos ao final do projeto. A exposição será aberta a comunidade escolar, alunos, pais, familiares, professores e demais funcionários da escola, visita a Pinacoteca do Estado de São Paulo, possibilitando aos alunos conhecerem as obras de perto, além de conhecerem o espaço expositivo do Museu.
Avaliação e registro: a avaliação acontecerá durante todo o projeto, o registro será feito através de fotos, observações feitas durante as aulas, no diário de bordo, envolvimento  e interesse dos alunos dos alunos, atendimento a comanda na realização das atividades e processo de criação a partir do que foi proposto.
Bibliografia:
- Revista Carta Fundamental, dezembro de 2013, edição 54. ED. Confiança (pag. 26 a 29)
- Material do Educativo da Pinacoteca do Estado de São Paulo
- Arte brasileira que faz a diferença, vida e obra dos maiores pintores brasileiros. Ed CEDIC
- Coleção Aprendendo com Arte. Ed. Cia e Companhia.
Site:
 www.portinari.org.br acesso em 10/02/2014.
www.museucasadeportinari.org.br acesso em 10/02/2014.
Considerações finais
Trabalhar com projetos é sonhar, prever situações de aprendizagens e possibilidades diferentes para aproximar nossos alunos de um determinado tema ou assunto. E, as vezes o que planejamos, não sai exatamente como esperávamos.
Ao pensar esse projeto, levei em considerações algumas angustias que tenho em relação a Educação de Jovens e Adultos em .... A falta de um parâmetro curricular de Arte para as fases de alfabetização, que é onde se encontram meus alunos, a ideia que eles fazem da escola, ao dizerem que estão ali para aprender a ler e escrever, e fazer contas e, principalmente a falta de recursos para o desenvolvimento do trabalho com esses alunos.
Na sua grande maioria, os alunos são provenientes da zona rural e de baixa renda, sendo assim, muito difícil para eles a compra de materiais específicos para as aulas de arte. Os recursos para as aulas são escassos, muitas vezes levo de meu material para que possamos trabalhar, as vezes converso com eles para que realizam uma ‘vaquinha’ para a compra de determinado material, ou reutilizamos coisas do dia a dia.
Trabalhando com os alunos da EJA, percebi que eles gostam de fazer coisas, aulas expositivas são cansativas e monótonas. Levando em consideração a lida do dia a dia de meus alunos, procurei articular as aulas de modo a fazê-los conhecer a história do artista e suas obras, mas também possibilitando o fazer artístico a partir do que discutíamos. Houve aceitação por parte da turma na proposta apresentada, eles participaram das atividades, trocando ideias entre si, compartilhando saberes, me ensinaram bastante, apresentando suas leituras das obras que viam, aproximando- as das historias pessoais. E assim eles conheceram um pouco mais sobre o artista e também me fizeram conhecer um pouco mais sobre cada um.
“Os cientistas dizem que somos feitos de átomos, mas um passarinho me diz que somos feitos de histórias.” Eduardo Galeano.
Disponível em: http://pensador.uol.com.br/frase/MTUzMDEzNA/ , acesso em 20/09/2014.
E como nem sempre é o que esperamos, algumas coisas se tornaram inviáveis no projeto. A nossa ida a Pinacoteca do Estado foi uma delas, mesmo já tendo agendado o dia com o educativo do museu, conversado com os alunos para ver quem gostaria de ir, chegando poucos dias antes nos foi informado que não seria possível a nossa ida, pois a secretaria dispunha do ônibus, mas não do motorista para levar nossos alunos no sábado para a Pinacoteca. A aula prevista para acontecer na sala de informática também não ocorreu pela falta de Internet na mesma, e infelizmente alunos que tinha o sonho de aprender a usar, ou simplesmente experimentar mexer em um computador, se formaram na quarta serie sem que a escola oportunizasse essa experiência a eles.
A EMEF ... é uma escola grande e ao mesmo tempo muito pequena. Faltam- nos espaços para pensarmos em exposições, para realização de aulas que trabalhem a questão do movimento (nossa tão sonhada e aguardada quadra de esportes), ambiente apropriado para a prática artística... e a nossa exposição foi um pouco mesmo do que aquilo que tínhamos pensado, meus alunos e eu preparamos as atividades, montamos um painel transparente para a exposição do trabalho, mas que no fim das contas se resumiu a poucas atividades expostas na entrada da escola, pois além da falta de espaço, não tínhamos como pendurar  o painel que produzimos.
Anexos 

Releitura usando massinha de modelar