Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Aceito Sugestões 2^^

Projeto Portinari
Professora Juliana Bertoglia Silva
Publico Alvo: 3ª e 4ª séries da Educação de Jovens e Adultos
Justificativa: A necessidade que os alunos da EJA conheçam um pouco mais sobre a Arte e da sua importância em nossas vidas. Tomando como fio condutor da construção desse conhecimento a vida e a obra do artista Candido Portinari, ampliando assim o repertório imagético dos nossos alunos, trabalhando também conceitos artísticos e a poética pessoal de cada um.
Objetivos: Conhecer a vida e a obra do artista, conhecer conceitos básicos das artes visuais, ampliação do repertório imagético dos alunos, a construção de poéticas pessoais através de experiências artísticas e promover o gosto pela arte nos alunos da Educação de Jovens e Adultos.
Metodologia: os alunos conhecerão a vida e a obra do artista através de apresentações multimídias, fotografias, visitas a site, pesquisas feitas em livros e revistas, repertoriando assim a ação criativa de cada aluno. Depois será proposto aos alunos que criem a partir dos conceitos estudados, leitura e releitura de obras, criação a partir de textos poéticos e musicas que falem dos mesmos temas tratados pelo artista.
Duração:
Recursos: Datashow, cópias impressas das obras e da vida do artista, computador para pesquisa dos alunos, recortes de revistas e jornais (se possível), aparelho de som, papel canson A3, canetas hidrográficas, lápis de cor, guache, pinceis, fita adesiva colorida (preta), fita adesiva (fita crepe), pratos de papelão, bandejinhas de isopor (embalagens para frios), panos de limpeza, potes para lavar pinceis (manteiga, margarina ou requeijão), cópias reprográficas contendo informações sobre a vida do artista, massinha de modelar, argila, maquina fotográfica para registro do processo.
Produto final: Exposição contendo as atividades realizadas pelos alunos, seus registros de criação, fotografias das aluas. A montagem da exposição será feita pelos próprios alunos ao final do projeto. A exposição será aberta a comunidade escolar, alunos, pais, familiares, professores e demais funcionários da escola.
Avaliação e registro: a avaliação acontecerá durante todo o projeto, o registro será feito através de fotos e relatos escritos pelos alunos.
Bibliografia:
Revista Carta Fundamental, dezembro de 2013, edição 54. ED. Confiança (pag. 26 a 29)
Site:
 www.portinari.org.br acesso em 10/02/2014.
www.museucasadeportinari.org.br acesso em 10/02/2014.

Propostas das aulas
Aula 1:
Tema: a vida de Candido Portinari
Recursos necessários: aparelho Multimídia, cadernos de desenhos, lápis, lápis de cor, canetas hidrográficas, borracha, fotos impressas de obras do artista.
Objetivo da aula: conhecer um pouco da vida e da obra do artista
Atividade: leitura e releitura de obra
Duração: 2 aulas
Avaliação: participação dos alunos durante a aula, realização das atividades, adequação a proposta solicitada.
Aula 2:
Tema: Candido Portinari e seus poemas
Recursos necessários: cópias dos poemas escritos pelo artista, fotos impressas de suas obras, lápis, borracha, material de pintura (tinta guache, pinceis, panos de limpeza, potes para agua), papel canson A3.
Objetivo da aula: conhecer outras propostas poéticas do artista, relacionando-as a suas obras e a partir delas, os alunos deverão criar suas próprias obras.
Atividade: jogo da memoria (relacionar obras do artista com os poemas que ele escreveu), criar uma composição visual, utilizando a técnica da pintura em papel, com o mesmo tema das obras apresentadas.
Duração: 2 aulas
Avaliação: participação dos alunos durante a aula, realização das atividades, adequação a proposta solicitada.
Aula 3:
Tema: criação a partir dos poemas do artista
Recursos necessários: massinha de modelar, cópias de poemas escritos pelo artista, cópias impressas das obras.
Objetivo da aula: trabalhar a releitura de obra através da construção e um modelo tridimensional, trabalhar os conteúdos relacionados a bi e tridimensionalidade.
Atividade: leitura dos poemas e das obras a eles relacionados, releitura usando a técnica da modelagem em massinha. Após o termino desta atividade será solicitado aos alunos que façam um pequeno registro escrito de suas impressões da atividade realizada, esse registro comporá o portfolio de cada aluno.
Duração: 2 aulas
Avaliação: participação dos alunos durante a aula, realização das atividades, adequação a proposta solicitada.
Aula 4:
Tema: Releitura de obra
Recursos necessários: papel canson A4, lápis de cor, canetas hidrográficas, recortes de revista, lápis preto, borracha, fita adesiva preta, cópias de obras impressas.
Objetivo da aula: Criação utilizando recortes de revista e desenhos para releitura de obra.
Atividade: baseando- se em uma das obras de Candido Portinari, recortes figuras de revistas e desenho, componha sua releitura de imagem.
Duração: 2 aulas
Avaliação: participação dos alunos durante a aula, realização das atividades, adequação a proposta solicitada.
Aula 5:
Tema: o artista e as brincadeiras de criança
Recursos necessários: cópias impressas de obras do artista, papel para registro da leitura de imagem, lápis, borracha, argila, bandejinha de isopor, panos de limpeza e potes para agua.
Objetivo da aula: Trabalhar a temática tratada pelo artista, leitura da obra, relacionado o que se vê, sente e pensa sobre a obra, releitura tridimensional e exploração de material.
Atividade: Relacione quais brincadeiras existentes na obra (atividade escrita), leitura de imagem, releitura usando argila.
Duração: 2 aulas
Avaliação: participação dos alunos durante a aula, realização das atividades, adequação a proposta solicitada.
Aula 6
Tema: interferência na obra do artista
Recursos necessários: papel canson A4, lápis de cor, canetas hidrográficas, copias reprográficas dos personagens criados pelo artista, cola, tesoura, fita adesiva preta.
Objetivo da aula: trabalhar a interferência na obra do artista e registro pessoal.
Atividade: usando recortes de personagens criados pelo artista, criar uma nova imagem. Fazer o registro das impressões das aulas, se possível utilizando a linguagem do poema.
Duração: 2 aulas
Avaliação: participação dos alunos durante a aula, realização das atividades, adequação a proposta solicitada.
Aula 7:
Tema: o artista e as diferenças sociais.
Recursos necessários:  material de pintura, canson A3, lápis, borracha, cópias impressas das obras  ‘Os retirantes’, ‘o mestiço’, ‘Futebol’ e ‘Café’, musicas que tratem dos temas que o artista pintou.
Objetivo da aula: Conhecer mais sobre a diversidade da obra de Portinari e como ele retratou as diferenças sociais, fazer a leitura das obras, relacionar essas obras a musicas com mesmo tema, criação de obra falando sobre como os alunos percebem as desigualdades sociais.
Atividade: Leitura de imagem, audição de musicas, conversa sobre como cada linguagem retrata os temas trabalhados pelo artista, composição visual, usando a técnica do desenho, de como os alunos retratariam as diferenças sociais da vida atual.
Duração: 2 aulas
Avaliação: participação dos alunos durante a aula, realização das atividades, adequação a proposta solicitada.
Aula 8:
Tema: finalização do projeto, conhecendo mais sobre a vida e a obra do artista, montagem da exposição.
Recursos necessários: sala de informática, fita adesiva (fita crepe), fotos e atividades realizadas.
Objetivo da aula: proporcionar aos alunos a possibilidade de conhecer outras obras do artista, visitando sites e pesquisando um pouco mais sobre sua vida. Montagem da exposição e finalização do projeto.
Atividade: visitar o site www.portinari.org.br , www.museucasadeportinari.org.br e outros sites.
Duração: 2 aulas
Avaliação: participação dos alunos durante a aula, realização das atividades, adequação a proposta solicitada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário