Projeto Portinari
Professora Juliana Bertoglia
Silva
Publico Alvo: 3ª e 4ª séries da Educação de Jovens e Adultos
Justificativa: A necessidade que os alunos da EJA conheçam um pouco
mais sobre a Arte e da sua importância em nossas vidas. Tomando como fio
condutor da construção desse conhecimento a vida e a obra do artista Candido
Portinari, ampliando assim o repertório imagético dos nossos alunos,
trabalhando também conceitos artísticos e a poética pessoal de cada um.
Objetivos: Conhecer a vida e a obra do artista, conhecer conceitos
básicos das artes visuais, ampliação do repertório imagético dos alunos, a
construção de poéticas pessoais através de experiências artísticas e promover o
gosto pela arte nos alunos da Educação de Jovens e Adultos.
Metodologia: os alunos conhecerão a vida e a obra do artista
através de apresentações multimídias, fotografias, visitas a site, pesquisas
feitas em livros e revistas, repertoriando assim a ação criativa de cada aluno.
Depois será proposto aos alunos que criem a partir dos conceitos estudados,
leitura e releitura de obras, criação a partir de textos poéticos e musicas que
falem dos mesmos temas tratados pelo artista.
Duração:
Recursos: Datashow, cópias impressas das obras e da vida do
artista, computador para pesquisa dos alunos, recortes de revistas e jornais
(se possível), aparelho de som, papel canson A3, canetas hidrográficas, lápis
de cor, guache, pinceis, fita adesiva colorida (preta), fita adesiva (fita
crepe), pratos de papelão, bandejinhas de isopor (embalagens para frios), panos
de limpeza, potes para lavar pinceis (manteiga, margarina ou requeijão), cópias
reprográficas contendo informações sobre a vida do artista, massinha de
modelar, argila, maquina fotográfica para registro do processo.
Produto final: Exposição contendo as atividades realizadas pelos
alunos, seus registros de criação, fotografias das aluas. A montagem da
exposição será feita pelos próprios alunos ao final do projeto. A exposição
será aberta a comunidade escolar, alunos, pais, familiares, professores e
demais funcionários da escola.
Avaliação e registro: a avaliação acontecerá durante todo o
projeto, o registro será feito através de fotos e relatos escritos pelos
alunos.
Bibliografia:
Revista Carta Fundamental,
dezembro de 2013, edição 54. ED. Confiança (pag. 26 a 29)
Site:
www.portinari.org.br
acesso em 10/02/2014.
www.museucasadeportinari.org.br acesso em 10/02/2014.
Propostas das aulas
Aula 1:
Tema: a vida de Candido Portinari
Recursos necessários: aparelho Multimídia, cadernos de desenhos,
lápis, lápis de cor, canetas hidrográficas, borracha, fotos impressas de obras
do artista.
Objetivo da aula: conhecer um pouco da vida e da obra do artista
Atividade: leitura e releitura de obra
Duração: 2 aulas
Avaliação: participação dos alunos durante a aula, realização das
atividades, adequação a proposta solicitada.
Aula 2:
Tema: Candido Portinari e seus poemas
Recursos necessários: cópias dos poemas escritos pelo artista,
fotos impressas de suas obras, lápis, borracha, material de pintura (tinta
guache, pinceis, panos de limpeza, potes para agua), papel canson A3.
Objetivo da aula: conhecer outras propostas poéticas do artista,
relacionando-as a suas obras e a partir delas, os alunos deverão criar suas
próprias obras.
Atividade: jogo da memoria (relacionar obras do artista com os
poemas que ele escreveu), criar uma composição visual, utilizando a técnica da
pintura em papel, com o mesmo tema das obras apresentadas.
Duração: 2 aulas
Avaliação: participação dos alunos durante a aula, realização das
atividades, adequação a proposta solicitada.
Aula 3:
Tema: criação a partir dos poemas do artista
Recursos necessários: massinha de modelar, cópias de poemas
escritos pelo artista, cópias impressas das obras.
Objetivo da aula: trabalhar a releitura de obra através da
construção e um modelo tridimensional, trabalhar os conteúdos relacionados a bi
e tridimensionalidade.
Atividade: leitura dos poemas e das obras a eles relacionados,
releitura usando a técnica da modelagem em massinha. Após o termino desta
atividade será solicitado aos alunos que façam um pequeno registro escrito de
suas impressões da atividade realizada, esse registro comporá o portfolio de
cada aluno.
Duração: 2 aulas
Avaliação: participação dos alunos durante a aula, realização das
atividades, adequação a proposta solicitada.
Aula 4:
Tema: Releitura de obra
Recursos necessários: papel canson A4, lápis de cor, canetas
hidrográficas, recortes de revista, lápis preto, borracha, fita adesiva preta,
cópias de obras impressas.
Objetivo da aula: Criação utilizando recortes de revista e desenhos
para releitura de obra.
Atividade: baseando- se em uma das obras de Candido Portinari,
recortes figuras de revistas e desenho, componha sua releitura de imagem.
Duração: 2 aulas
Avaliação: participação dos alunos durante a aula, realização das
atividades, adequação a proposta solicitada.
Aula 5:
Tema: o artista e as brincadeiras de criança
Recursos necessários: cópias impressas de obras do artista, papel
para registro da leitura de imagem, lápis, borracha, argila, bandejinha de
isopor, panos de limpeza e potes para agua.
Objetivo da aula: Trabalhar a temática tratada pelo artista,
leitura da obra, relacionado o que se vê, sente e pensa sobre a obra, releitura
tridimensional e exploração de material.
Atividade: Relacione quais brincadeiras existentes na obra
(atividade escrita), leitura de imagem, releitura usando argila.
Duração: 2 aulas
Avaliação: participação dos alunos durante a aula, realização das
atividades, adequação a proposta solicitada.
Aula 6
Tema: interferência na obra do artista
Recursos necessários: papel canson A4, lápis de cor, canetas
hidrográficas, copias reprográficas dos personagens criados pelo artista, cola,
tesoura, fita adesiva preta.
Objetivo da aula: trabalhar a interferência na obra do artista e
registro pessoal.
Atividade: usando recortes de personagens criados pelo artista,
criar uma nova imagem. Fazer o registro das impressões das aulas, se possível
utilizando a linguagem do poema.
Duração: 2 aulas
Avaliação: participação dos alunos durante a aula, realização das
atividades, adequação a proposta solicitada.
Aula 7:
Tema: o artista e as diferenças sociais.
Recursos necessários: material de pintura, canson A3, lápis,
borracha, cópias impressas das obras ‘Os
retirantes’, ‘o mestiço’, ‘Futebol’ e ‘Café’, musicas que tratem dos temas que
o artista pintou.
Objetivo da aula: Conhecer mais sobre a diversidade da obra de
Portinari e como ele retratou as diferenças sociais, fazer a leitura das obras,
relacionar essas obras a musicas com mesmo tema, criação de obra falando sobre
como os alunos percebem as desigualdades sociais.
Atividade: Leitura de imagem, audição de musicas, conversa sobre
como cada linguagem retrata os temas trabalhados pelo artista, composição
visual, usando a técnica do desenho, de como os alunos retratariam as
diferenças sociais da vida atual.
Duração: 2 aulas
Avaliação: participação dos alunos durante a aula, realização das
atividades, adequação a proposta solicitada.
Aula 8:
Tema: finalização do projeto,
conhecendo mais sobre a vida e a obra do artista, montagem da exposição.
Recursos necessários: sala de informática, fita adesiva (fita
crepe), fotos e atividades realizadas.
Objetivo da aula: proporcionar aos alunos a possibilidade de
conhecer outras obras do artista, visitando sites e pesquisando um pouco mais
sobre sua vida. Montagem da exposição e finalização do projeto.
Duração: 2 aulas
Avaliação: participação dos alunos durante a aula, realização das
atividades, adequação a proposta solicitada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário