HISTÓRIAS DE SOMBRAS
Educação
de Jovens e Adultos
Professora
Juliana Bertoglia Silva
maio de 2016.
Dados
do projeto
Título:
Histórias de Sombras.
Unidade Escolar:
EMEF
Período de execução: Fevereiro
à maio de 2016
Tema:
A Arte na Educação de Jovens e Adultos.
Quantidade de alunos
envolvidos no projeto: Alunos das salas
da 3º, 4º/5º anos da EJA (30 alunos).
Colaboradores Parceiros
do trabalho:
____________________________
Professora Juliana Bertoglia Silva
Professora Juliana Bertoglia Silva
____________________________
Diretora da Unidade Escolar
Diretora da Unidade Escolar
HISTÓRIAS DE SOMBRAS
Educação
de Jovens e Adultos
Professora
Juliana Bertoglia Silva
Histórias de Sombras
Professora
Juliana Bertoglia Silva
Introdução
A
origem do projeto se deu logo nas primeiras aulas deste semestre. Quando solicitei
aos alunos desenhassem árvores. O objetivo era discutir a estilização do
desenho e os conceitos de figurativo e abstrato assim como os conceitos de bi e
tridimensional.
Durante
a análise das atividades e da conversa com os alunos, percebemos que nos desenhos
não haviam sombras nas árvores. Essa observação gerou uma necessidade de
investigação mais aprofundada a respeito do conceito “Sombra”.
Para
mediar essa investigação tive de pesquisar um pouco mais sobre o assunto e
encontrei, em uma rede social, uma atividade que me chamou a atenção e que era
adequada ao que estávamos explorando: modelagem em papel alumínio. Dessa forma
trabalhamos o bi e o tridimensional, como também projetamos sombras, desenhamos
e passamos a percebê-la como uma possibilidade de matéria para a construção
poética. Assim comecei a falar com os alunos sobre arte feita de sombras, apresentando
artistas plásticos que tem em suas poéticas trabalhos com sombras e nos
dedicamos a produzir pequenas histórias de teatro de sombras, onde os alunos
criaram personagens e cenários para as suas narrativas.
Publico
Alvo: 3º, 4º/5º anos da Educação de Jovens e
Adultos (30 alunos)
Justificativa:
A EMEF é uma escola central que atende ao ensino
fundamental I e a Educação de Jovens e Adultos no período noturno. Muitos
desses alunos vivem na zona rural da cidade e trabalham em plantações, ou são
pedreiros, costureiras, faxineiras, cabelereiras ou simplesmente do lar.
Esses
alunos por não terem um contato maior com as linguagens artísticas não
consideravam sua importância em suas formações e assim acreditavam que a aula
de artes era uma perda de tempo. Dessa maneira, trabalhar com projeto vem da
necessidade de que os alunos da EJA conheçam um pouco mais sobre a Arte e da
sua importância em nossas vidas, ampliando dessa forma o repertório artístico e
cultural dos nossos estudantes.
Objetivos: Explorar
a luz e a sombras como materialidade da arte dentro das linguagens artísticas
(teatro, dança e artes visuais). Conhecer conceitos básicos das linguagens
abordadas, artistas que usam a sombra como material de suas produções
artísticas, como também a ampliação do repertório imagético dos alunos, a
construção de poéticas pessoais através de experiências artísticas promovendo o
gosto pelo fazer artístico dos alunos da Educação de Jovens e Adultos.
Metodologia: Os
alunos farão experimentos que envolvam luz e sombras, criando e experimentando
as técnicas de modelagem em papel alumínio, teatro de sombras e a criação de máscaras
para sombras coloridas. Farão a apreciação de obras de artistas que trabalham
com luz e sombras em suas obras, como também irão criar dentro dos conteúdos
trabalhados.
Avaliação e registro:
O registro se dará por meio de filmagem e fotografia das atividades realizadas
pelos alunos, bem como registro escrito das impressões de cada aluno e da
professora durante a realização das atividades.
A
avaliação se dará de forma contínua, tendo como critérios avaliativos a
participação dos alunos nas atividades, engajamento junto ao grupo para a
realização das propostas, assiduidade, organização, criatividade e adequação a
proposta apresentada. Será proposta também aos alunos uma auto avaliação, onde
estes poderão expressar suas ideias quanto às aprendizagens alcançadas.
Produto final:
Vídeo contendo as gravações das histórias e as fotos das atividades que será
exposto aos alunos e demais membros da comunidade escolar ao final do projeto.
Será dada uma copia do CD para cada aluno.
Desenvolvimento
das atividades
Aula 1
|
|
Duração:
|
4 aulas
|
Tema:
|
Árvores
|
Recursos necessários
|
Papel sulfite, lápis de cor, giz de cera, lápis preto, borracha,
imagens de arvores impressas ou recortes de revistas, reproduções de obras de
arte com o mesmo tema.
|
Objetivos da aula:
|
Representação figurativa, análise dos desenhos, utilização do
espaço da folha, conhecer obras e outras formas de representação.
|
Atividade:
|
Desenhar árvores, leitura de imagens, reflexão sobre o que foi
produzido.
|
Conteúdos:
|
Figurativo e abstrato, bidimensional e tridimensional, leitura
de imagens, cores, linhas, planos da imagem, luz e sombras, estereótipos do
desenho.
|
Observações:
|
Os alunos, durante essa aula, expressaram as dificuldades que
sentem quanto ao desenhar, porém realizaram a atividade de forma satisfatória
para a investigação proposta. Após o desenho colocamos todos os trabalhos na
parede para apreciarmos os desenhos de todos e assim observarmos quais
diferenças e semelhanças encontramos entre os desenhos, aproveitei para
mostrar as obras que retratavam arvores para os alunos, ressaltando que cada
artista tem a sua maneira de se expressar, que não existe uma forma certa ou
errada de desenhar, que cada pessoa desenha dentro de suas capacidades, mas
que isso não torna seu desenho inferior ou superior ao desenho de outras
pessoas, que é necessário não ter medo de ousar e criar algo novo.
|
Aula 2
|
|
Duração:
|
4 aulas
|
Tema:
|
Criando sombras
|
Recursos necessários
|
Equipamento multimídia, slides contendo imagens de obras que
trabalhem com a luz e sombras, papel alumínio, cartolina, lápis preto, fita
adesiva, câmera fotográfica, lanternas.
|
Objetivos da aula:
|
Apreciar de obras de arte que tratem da temática estudada,
ampliar o repertorio imagético dos alunos, criar objeto tridimensional,
estudar as sombras possíveis desse objeto.
Trabalhar em grupo.
|
Atividade:
|
Modelar um boneco em papel alumínio e, iluminando-o com uma lanterna,
projetar sombras, registrando-as através do desenho sobre a cartolina com
lápis preto.
|
Conteúdos:
|
Sombra e luz, leitura de imagens, bidimensional e
tridimensional.
|
Observações:
|
Essa atividade foi bastante interessante e os alunos se
mostraram motivados a realiza-la. Tiveram dificuldade em modelar o boneco,
então mostrei como tinha feito o meu e assim eles conseguiram fazer o deles.
Alguns alunos até criaram adereços diferentes ao boneco. Gostamos muito dos
resultados.
|
Aula 3
|
|
Duração:
|
6 aulas
|
Tema:
|
Teatro de sombras
|
Recursos necessários
|
Equipamento multimídia, vídeos sobre teatro de sombras, papel
cartão, palitos de churrasco ou sorvete, fita adesiva, caixa de papelão, TNT,
lápis, borracha, tesoura, réguas, lanternas, máquina fotográfica.
|
Objetivos da aula:
|
Criar figuras, personagens e cenários para a encenação de
historia com sombras. Encenar a historia, gravando as apresentações. Análise
e reflexão das atividades através da apreciação dos vídeos.
|
Atividade:
|
Os alunos deverão escolher uma história que saibam de cor, criar
personagens em papel cartão para encenar a história, além de cenários onde a
história contada acontece.
|
Conteúdos:
|
Teatro de sobras: lenda de Wu Ti (a lenda
narra como surgiu o teatro de sombras na China), luz e sombras. Criação de
personagens em papel, reconto utilizando os objetos confeccionadas. Trabalho
em grupo, respeito a apresentação dos grupos.
|
Observações:
|
Essa foi uma das maiores aulas do projeto, devido a dificuldade
que os alunos encontraram em escolher a história que iriam encenar, como
fazer os personagens e quem iria narrar a história. Depois dessa fase e da
produção dos objetos, gravamos as histórias e, percebemos que a luz de uma
lanterna não era suficiente para a atividade, então decidimos usar o
“Datashow” para regravar as histórias, claro que essa observação só foi feita
quando assistimos aos vídeos que gravamos.
Pedi que os alunos dessem suas opiniões sobre a atividade e, o
aluno Elenaldo sugeriu que encenássemos uma história onde eles fossem os
atores. Gostei muito da ideia e vamos estuda-la para alguma atividade ou
projeto futuro.
|
Aula 4
|
|
Duração:
|
2 aulas
|
Tema:
|
A história do teatro
|
Recursos necessários
|
Aparelho multimídia para a exibição de slides, texto teatral.
Usaremos o pátio para atividades praticas.
|
Objetivos da aula:
|
Conhecer a história do Teatro, estrutura do texto teatral,
realizar leitura dramática e sensibilização do corpo para o fazer teatral.
|
Atividade:
|
Após trabalhar a parte conceitual da aula, os alunos farão a
leitura de parte do texto teatral “O Rico Avarento” de Ariano Suassuna.
Observando a estrutura do texto, as marcas de fala e dos acontecimentos da
história. Dada a leitura, todos os alunos participaram de alguns jogos
teatrais.
|
Conteúdos:
|
A história do teatro, estruturação do texto teatral, leitura
dramática e jogos teatrais.
|
Observações:
|
Começamos as duas primeiras aulas, falando um pouco sobre a
história do Teatro grego, e como ela se dividia (Tragédia e Comedia), sobre
os assuntos que elas tratavam e quais eram os objetivos das encenações, e que
quando Roma conquistou a Grécia, as peças teatrais deixaram de falar dos mitos
e heróis gregos para falar sobre as conquistas dos romanos em suas guerras.
Depois perguntei aos alunos como eles imaginavam que seria a
escrita de uma peça teatral, mostrei a eles parte do texto de Ariano
Suassuna, pedi para que dois alunos se voluntariassem a ler a parte da
história, porém estavam tímidos, pois ler ainda é um desafio para eles, então
pedi para que um aluno que sei estar um pouco além na leitura que me
acompanhasse. Eles ficaram ansiosos em saber como acaba a história. Paramos
em um ponto estratégico da leitura e pedi que todos os alunos fossem para o
pátio, onde fizemos jogos teatrais. Eles tinham que imaginar a situação que
eu falava e interpreta-la, por exemplo: andar na beira do mar, numa corda
bamba, carregar uma caixa muito pesada ou pegar algo no alto. Eles
demonstraram gostar muito da atividade, principalmente se imaginar andar em
uma corda bamba.
|
Aula 5
|
|
Duração:
|
4 aulas
|
Tema:
|
Sombras coloridas
|
Recursos necessários
|
Equipamento multimídia, vídeo, Papel cartão, plástico celofane
em varias cores, fita adesiva, tesoura, lápis, borracha, lanternas.
|
Objetivos da aula:
|
Estudar as possibilidades de criar sombras usando cores.
|
Atividade:
|
Assistir a reportagem da TV Cultura e Grupo Caldeirão - O Teatro de Sombras de Ofélia - Vitrine/TV
Cultura, Criar máscaras para explorar a construção de sombras coloridas. Regravar as histórias de sombras.
|
Conteúdos:
|
Estudo de
luz e sobras, criar a partir do exposto e refletir sobre a atividade e suas
contribuições para as historias encenadas.
|
Observações:
|
Essa atividade tem por finalidade aprofundar o estudo de sombras
explorando as possibilidades de criação a partir da introdução de material
diferente daquele que estávamos estudando.
Alguns alunos tiveram dificuldade em entender a comanda, mas
isso foi motivo de mais um aprendizado: positivo e negativo. Algumas máscaras
podiam ser construídas com suas formas originais, porem outras era necessário
usar o lado negativo do desenho que seria descartado do papel, como o caso de
um cachorro de o Aluno Osvaldo fez. Não seria possível tirar nada da parte
interna do desenho do cachorro, então a maneira encontrada foi usar a forma
que sobrou no cartão e cobri-la com o papel celofane para criarmos a sombra
de um cachorro.
|
Aula 5
|
|
Duração:
|
2 aulas
|
Tema:
|
Avaliação
|
Recursos necessários
|
Folha de
auto avaliação (fotocópia), lápis, borracha.
|
Objetivos da aula:
|
Auto
avaliação dos conteúdos aprendidos durante as aulas
|
Atividade:
|
Responder
algumas questões quanto a sua aprendizagem, desenvolvimento das atividades e
organização dos materiais e sobre o que foi aprendido e o que mais gostou de
aprender.
|
Conteúdos:
|
Auto avaliação
|
Observações:
|
Pedi aos
alunos que analisassem a nossa trajetória durante a realização do projeto e
respondessem ao questionário, além de resumir os conhecimentos adquiridos e
também uma opinião pessoal a respeito do projeto: Quais os pontos foram mais
ou menos interessantes até o momento.
|
Considerações
finais
Trabalhar
com a Educação de Jovens e adultos tem mostrando-se um grande desafio, pois se
eles não gostam das atividades propostas, começam a faltar. Mesmo que
conversemos e mostremos a eles a importância da Arte para a vida escolar e as
contribuições que pode trazer para a vida, eles demonstram resistência,
principalmente os alunos recém-matriculados. Descobrir o que dá e o que não
certo não é tarefa fácil.
Os
alunos que já estão comigo há algum tempo, em sua grande maioria, tem
participado ativamente das aulas, faltando apenas quando tem algum compromisso
com o trabalho ou quando estão doentes, sempre procurando justificar suas
ausências. Existem ocasiões que as aulas são tão prazerosas e dinâmicas que
perde-se a noção do tempo, e ele passa muito rápido. Alunos chegam a dizer que as
aulas de terça-feira deveriam ser aulas exclusivas da matéria de Arte.
As
professoras estão sempre motivando os alunos a não faltarem
durante as aulas, ressaltando a importância do conteúdo para a formação dos
mesmos. A participação ativa da gestão escolar também contribui para a maior
participação durante as aulas, não só as de arte, como também as demais.
Para
incentivar as parcerias entre os alunos e o trabalhar em grupo, procuro sempre
realizar as aulas de Arte na biblioteca da escola, pois isso facilita também o
acesso ao anfiteatro que fica ao lado. Para as atividades que requerem movimento,
usamos o refeitório.
Trabalhar
com projetos torna o desenvolvimento das aulas mais interessantes aos alunos,
pois percebem um desencadeamento das ideias e podem refletir sobre o que estão
aprendendo com mais clareza. Claro que durante a realização do projeto
apareceram algumas atividades que faziam parte de projetos paralelos e que
estavam em consonância ao trabalho desenvolvido pelas professoras
alfabetizadoras, como atividades referentes ao Dia do Índio e o Dia das Mães.
Procuramos sempre trabalhar em conjunto, e assim nessas datas foram propostas
atividades que tratassem dos temas, esclarecendo aos alunos que a atividade
fazia parte da grade curricular da escola e que para isso teríamos de deixar
nosso projeto de sombras em “stand by”
durante aquela terça.
Referencial
bibliográfico
Teatro
de sombras para pequenos e grandes. Disponível em: https://educacaoeparticipacao.org.br/oficinas/teatro-de-sombras-para-pequenos-e-grandes/
ultimo acesso em: 24/05/2016.
Teatro
ensina a viver- Nova Escola, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/teatro-ensina-viver-424918.shtml
ultimo acesso em: 24/05/2016.
Artista
que utiliza luz e sombras para criar incríveis desenhos na parede. Disponível
em: http://www.hypeness.com.br/2013/09/artista-utiliza-luzes-e-sombras-para-criar-incriveis-desenhos-na-parede/
Ultimo acesso em: 30/05/2016
Arte
do lixo, disponível em: http://www.abcdesign.com.br/arte-do-lixo/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+Abcdesign+(abcDesign)
ultimo acesso em: 30/05/2016
Arte
com papel alumínio, disponível em: http://blogs.estadao.com.br/estadinho/2010/09/10/arte-com-papel-aluminio/
ultimo acesso em: 30/05/2016
Figurative
Sculpture: http://doodles-and-noodles.blogspot.com.br/2012/10/figurative-sculpture.html
ultimo acesso em : 30/05/2016
Vídeos
Danças
de sombras, Grupo Pilobolus, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SA3YLSdvdnM
ultimo acesso em 24/05/2016.
Reportagem
da TV Cultura, Grupo Calderão. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SAaQqFIokmE ultimo acesso em 24/05/2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário